Palestrantes

Fernando Araujo Penna

FERNANDO ARAÚJO PENNA

PALESTRANTE

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UFF e parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História Social da FFP UERJ. Doutor e Mestre em Educação pelo PPGE da UFRJ e bacharel e licenciado em história pela mesma universidade. Atualmente é coordenador do Laboratório de Ensino de História (LEH-UFF) e um dos coordenadores do GT Ensino de História e Educação da ANPUH. Tem dedicado suas pesquisas mais recentes aos temas: educação democrática, ensino de história e “escola sem partido”.

Hamilton de Godoy Wialewicki

HAMILTON DE GODOY WIELEWICKI

PALESTRANTE

Hamilton de Godoy Wielewicki possui graduação em Comunicação Social (1987), Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Educação (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante o qual realizou estágio de pesquisa junto ao Department of Curriculum and Instruction da School of Education da University of Wisconsin – Madison, sob orientação do Prof. Dr. Kenneth Zeichner. É Professor Adjunto IV lotado no Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Ciências da Educação, na Universidade Federal de Santa Catarina, onde é Coordenador institucional do PIBID e do LIFE-UFSC (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores). Tem experiência profissional no ensino de inglês na educação básica e, na educação superior, na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: língua estrangeira, educação, avaliação, formação docente, novas tecnologias de informação, políticas educacionais e pedagogia universitária, particularmente no que se refere à relação entre universidade e escola na formação de professores.

Inês Barbosa de Oliveira

INÊS BARBOSA DE OLIVEIRA

PALESTRANTE

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Jacobina (1982), mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pelo Instituto de Altos Estudos Em Educação da FGV (1988) e doutorado em Sciences Et Théories de L’éducation – Université de Sciences Humaines de Strasbourg (1993). Pós-doutora pelo Centro de Ciências Sociais da Universidade de Coimbra (2002) com Habilitation a Diriger des Recherches (HDR) pela Université de Rouen (França, 2013). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), além de membro do GT Currículo da ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano escolar, pesquisa nos/dos com os cotidianos, currículos pensadospraticados e emancipação social na perspectiva da justiça cognitiva e da cidadania horizontal.

Olinda Evangelista

OLINDA EVANGELISTA

PALESTRANTE

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1980), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Realizou Estágio Pós-doutoral na Universidade do Minho, Braga, PT. Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina e Voluntária no PPGE-CED-UFSC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, formação docente, educação, política de educação e história da educação.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados