Apresentação

Tema: Reformulação do Ensino Médio: a realidade dos Colégios de Aplicação.

Introdução

A Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 estabelece a reforma do Ensino Médio, e dispõe que as escolas terão que adequar-se a um novo modelo, definindo regimentos, projetos político pedagógicos, currículos, matrizes curriculares, conteúdos, enfim, uma reestruturação ampla na forma de atuação educacional, delegando essas mudanças às unidades escolares ou redes às quais estão vinculadas na prática.

Os Colégios de Aplicação, como unidades universitárias, conjugam os princípios do ensino, pesquisa e extensão, além de ministrarem o ensino básico, segundo a Portaria n° 959 SESU/MEC, de 27 de setembro de 2013. Para isso, devem organizar seus trabalhos pedagógicos de forma que garantam o desenvolvimento de projetoscomprometidos com a melhoria da qualidade do ensino e com a formação de profissionais da educação. Portanto, além de ministrarem o nível de Ensino Médio, devem servir de base para a preparação de futuros profissionais que atuarão nas escolas e redes de ensino, bem como contribuírem com asquestões educacionais por meio da investigação e socialização de resultados.

Os colégios de aplicação são uma referência no ensino no Brasil, e um modelo para as redes educacionais, e não se omitem ao debate sobre a educação brasileira. Para isso há que se lembrar da participação efetiva no Seminário Sobre Ensino Médio realizado em 2002, pelo MEC em Brasília. Nesse sentido, o Colégio de Aplicação da UFV CAp-COLUNI conclama os colégios de aplicação das universidade federais para um seminário no qual pretende-se debater essa reforma e as orientações para os Colégios de Aplicação.

Entendemos que este momento é importante para uma ação em conjunto dos colégios, para adequarmos a reforma à nossa função de sermos escolas de aplicação vinculadas a instituições federias de ensino superior, em uma conjuntura que nos deixa com diversas inquietudes.

Assim propomos neste seminário um momento de reflexão para elaborarmos uma (re)existência do Ensino Médio nos colégios de aplicação adequado a uma proposta democrática e construída pela comunidade escolar.

OBJETIVO GERAL: discutir os impactos da lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 para Educação Básica, propondo reflexões e encaminhamentos para o ensino médio nos CAp/IFES.

Juntamente com o objetivo geral, algumas problematizações são trazidas para o Seminário:

  • A construção de um currículo que seja contextualizado às necessidades sociais;
  • O atendimento da diversidade das juventudes brasileiras ampliando o caráter democrático das escolas;
  • A organização dos itinerários formativos com diferentes arranjos curriculares;
  • Os desafios da realização de uma reforma em um momento de contenção de despesas públicas;
  • A efetivação de um capital social de qualidade educacional nos colégios;
  • A formação de profissionais para o Ensino Médio;
  • A adequação das Matrizes Curriculares e dos itinerários formativos à Base Nacional Curricular.

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